Boneca do Raio X

Raio X
Da Base

A Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio foi também aprovada. Embora seja um documento único, a parte desta etapa do ensino traz algumas diferenças da parte voltada para a Educação Infantil e Ensino Fundamental. Veja as principais diferenças:

Educação Infantil e Fundamental

Educação Infantil e Ensino Fundamental

  • Foco no desenvolvimento dos direitos de aprendizagem
  • Organização por componentes curriculares
  • Grupo de habilidades para cada componente curricular
  • Habilidades divididas por componente curricular
  • Todos os componentes são obrigatórios ao longo das etapas
  • As cargas horárias de ambas as etapas são focadas nos conteúdos da BNCC
Ensino Médio

Ensino Médio

  • Foco no acolhimento das juventudes
  • Organização por áreas do conhecimento
  • Grupo de habilidades por área do conhecimento
  • Habilidades divididas por competência específica de cada área
  • Matemática e Português como únicas disciplinas obrigatórias nos três anos
  • Carga horária de 60% para conteúdos da BNCC e 40% para itinerários formativos, incluindo formação técnica e profissional

As juventudes e o
Ensino Médio

A BNCC aborda a noção de “Juventudes” ao tratar do Ensino Médio. E o que isso significa? Significa acolher os alunos dentro da sua realidade, atendendo às suas expectativas e tornando-o protagonista do seu futuro. Confira, no vídeo a seguir, uma breve explanação sobre o conceito:

Interpretando as
Habilidades

Diferentemente da parte que se refere à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental, a BNCC para o Ensino Médio apresenta as habilidades relacionadas por área do conhecimento, e não por componente curricular. Olhando atentamente, é possível enxergar diversas temáticas em apenas uma habilidade. Confira exemplos por área:

Ícone de línguagens

Linguagens

EM13LGG202 – Analisar interesses, relações de poder e perspectivas de mundo nos discursos das diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e verbais), compreendendo criticamente o modo como circulam, constituem-se e (re)produzem significação e ideologias

Ícone de Matemática

Matemática

EM13MAT102Analisar tabelas, gráficos e amostras de pesquisas estatísticas apresentadas em relatórios divulgados por diferentes meios de comunicação, identificando, quando for o caso, inadequações que possam induzir a erros de interpretação, como escalas e amostras não apropriadas.

Ícone de Ciências da natureza

Ciências da natureza

EM13CNT309Analisar questões socioambientais, políticas e econômicas relativas à dependência do mundo atual em relação aos recursos não renováveis e discutir a necessidade de introdução de alternativas e novas tecnologias energéticas e de materiais, comparando diferentes tipos de motores e processos de produção de novos materiais.

Ícone de Ciências Humanas e Sociais

Ciências humanas e sociais

EM13CHS401Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com culturas distintas diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços (urbanos e rurais) e contextos.

Como aplicar as competências
gerais no ensino médio?

Conheça as soluções do SAS